Equipes

nucleo de volutarios hospital do cancerAlém de contar com toda estrutura e corpo clínico, o Hospital do Câncer possui outros aliados no tratamento: o trabalho voluntário, de gestão do Grupo Luta Pela Vida. Movidos pela solidariedade, o grande objetivo do Núcleo de Voluntários é humanizar o ambiente hospitalar e proporcionar apoio psicossocial aos pacientes e familiares.

São cerca de 500 voluntários, que trabalham em vários setores do Hospital, buscando sempre levar mais conforto, assistência e alegria durante o tratamento contra o câncer. Eles estão divididos em 29 equipes, que trabalham de segunda à sexta, nos períodos da manhã e tarde.

Para organização das atividades, o Núcleo possui uma coordenadora geral e um vice-coordenador, além de coordenadores e vices para cada equipe de trabalho.

Conheça um pouco mais das equipes de voluntários:

Equipe do Acolhimento – acolhe os pacientes em seu primeiro dia de tratamento no Hospital com informações e orientações.

Equipe de Acompanhamento – acompanha pacientes que não contam com a presença de familiares durante o tratamento.

Equipe do Acerto de Artes Plásticas – responsável por selecionar e catalogar obras de arte doadas para serem colocadas nos espaços do Hospital do Câncer e na Unidade 2.

Equipe do AME (Amizade, Motivação e Embelezamento) – promove atividades ligadas à estética e bem-estar. Responsável, também, pelo Banco de Perucas do Grupo, realizando todo o processo de triagem, produção, armazenamento e entrega das perucas para os pacientes em tratamento.

Equipe de Apoio Administrativo – auxilia o funcionário do Grupo Luta Pela Vida responsável pelo setor de doações a administrar o  recebimento de doações e o fornecimento aos pacientes.

Equipe de Apoio à Cidades Vizinhas – auxilia os grupos de voluntários em cidades vizinhas.

Equipe Apoio Espiritual – Momento com Deus – desenvolve atividade ecumênica, como conforto espiritual para os pacientes e familiares.

Equipe Apoio Recreativo, Artístico e Educacional – desenvolve atividades lúdicas na Brinquedoteca, enquanto as crianças aguardam o atendimento médico. Oferecem, também, suporte pedagógico domiciliar e promovem atividades artísticas e culturais voltadas para os pacientes e seus acompanhantes.

Equipe do Artesanato – confecciona trabalhos manuais e promove a interação entre pacientes e voluntários.

Equipe do Bazar – realiza a triagem e manutenção de todas as doações recebidas, que são vendidas em bazares.

Equipe de Comunicação Interna – divulga os eventos, reuniões e informações em geral para o Núcleo de Voluntários;

Equipe de Cuidados Paliativos – realiza visitas domiciliares aos pacientes e familiares para dar apoio e conforto.

Equipe de Decoração e Eventos Internos – cuida da organização de eventos e decoração dos espaços físicos em datas festivas, tais como: Encontro Anual, Festa Junina, Confraternizações, etc.

Equipe de Entretenimento – realiza atividades como bingo, contação de histórias, musicas, etc.

Equipe do Eventos Externos – Esta equipe foi criada para atender as demandas que existe nas atividades externas geradas pelo Grupo Luta Pela Vida.

Equipe do Lanche – fornece lanche para pacientes e acompanhantes. Os voluntários desta equipe têm a obrigatoriedade de colaborarem com o provimento do lanche, seja angariando doações da comunidade ou por seus próprios meios.

Equipe da Loja – responsáveis pela comercialização diária dos itens doados pela sociedade vendidos na loja.

Equipe da Recepção – ajuda no controle de entrada e saída de pessoas no Hospital.

Equipe de Seleção e Treinamento – instituída para selecionar e orientar o candidato quanto às normas do voluntariado, indicando-lhe a equipe para a qual ele se adeque, de acordo com as suas características pessoais e com as necessidades do núcleo.

  • Grupo Luta Pela Vida

    Av. Floriano Peixoto, 3468
    Bairro Brasil - Uberlândia-MG
    0800-34-2062

  • Hospital do Câncer em Uberlândia

    Av. Amazonas, s/n - bloco 4A
    Campus Umuarama - UFU
    Fone: (34) 3291-6100