IV Simpósio sobre o Câncer abordará câncer de próstata

Compartilhe:

cartaz para siteAlém de palestras, o evento contará com discussão de casos clínicos e atividades interativas com o público

A Liga de Apoio ao Paciente com Câncer da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Grupo Luta pela Vida, ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, realizam nos dias 13 e 14 de novembro, o IV Simpósio sobre o câncer: módulo câncer de próstata. O evento é voltado para residentes, estudantes da área de saúde de Uberlândia e região, especialistas em cancerologia, bem como para profissionais e a toda população.

As atividades acontecerão no anfiteatro do bloco 8C do campus Umuarama em Uberlândia. Na sexta-feira (13), o evento acontece de 17h às 22h e, no sábado (14), das 9h às 12h30.

O objetivo do IV Simpósio é facilitar a disseminação de conhecimentos básicos sobre a prevenção primária e secundária de doenças como o câncer de próstata, além de elucidar sobre sintomas, diagnóstico, estadiamento e noções de tratamento. Outro benefício é a atualização dos profissionais sobre novos métodos de diagnóstico e tratamento, e novidades sobre o tema.

Incidência merece atenção

A presidente da Liga de Apoio ao Paciente com Câncer, Paolla Bonfim disse que o tema foi idealizado a partir da percepção de que o câncer de próstata vem se tornando um importante problema de saúde pública nas últimas décadas. “O câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente entre homens no mundo e o quinto em taxa de mortalidade. Estima-se que 70% dos casos ocorram nas regiões mais desenvolvidas. No Brasil, é o câncer mais incidente entre homens, excluído os casos de pele não melanoma, e as maiores taxas ocorrem nas regiões mais desenvolvidas: Sul e Sudeste”, disse Bonfim.

O encontro tratará de pontos importantes sobre o câncer de próstata, desde as noções básicas até a fase avançada do tumor. Entre os assuntos em destaque estão palestras sobre “Fatores de risco externos e genéticos”, a “Influência do ciclo circadiano”, “O que o clínico deve saber sobre o câncer de próstata”, “Preconceito do toque retal”, entre outros. Ao todo são mais de 20 mini palestras com temas relacionados ao câncer de próstata. Além de palestras, o evento contará com discussão de casos clínicos e atividades interativas com o público.

De acordo com o oncologista do Hospital do Câncer, Rogério Araújo, a ação fará alusão ao “Novembro Azul”, nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. “Iremos discutir desde assuntos básicos, como a não adesão dos homens ao toque retal, até as mais novas técnicas terapêuticas. Inclusive teremos uma psicóloga que dará uma palestra sobre a falta de adesão (medo) dos homens em fazer o exame do toque”, conclui.

As inscrições para o evento podem ser realizadas pela internet, no valor de R$ 25,00 pelo site do evento.

Confira a programação:

panfleto FINAL site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *