Centro de Cuidados Paliativos

Primeiro prédio a ser construído na Unidade 2 do Hospital do Câncer será o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, com investimento de R$ 8,9 milhões

    9

Ampliar as frentes de combate ao câncer sempre esteve entre os principais objetivos de atuação do Grupo Luta Pela Vida, a única ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, responsável pela construção, ampliação e manutenção da instituição de saúde. Mais um desafio começa a se tornar realidade com o início das obras da Unidade 2 do Hospital do Câncer, espaço que vai oferecer serviços complementares ao atendimento clínico disponibilizado atualmente.

O complexo conhecido como a Unidade 2, ocupará uma área de 9.543m², localizada no terreno cedido pela prefeitura no bairro Alto Umuarama, e contará com cinco prédios: o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos, o Centro de Pesquisa e Diagnóstico, uma estrutura dedicada para ações do Núcleo de Voluntários, a construção da sede administrativa do Grupo Luta Pela Vida e um quinto prédio reservado para projetos futuros.

A construção de todo complexo será feita em etapas. A primeira delas é dedicada à construção do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos. Conheça mais sobre a obra:

1

Centro de Cuidados Paliativos

Cada detalhe do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos foi pensado para trazer humanização e bem-estar dos pacientes e seus familiares. O Centro está estruturado em três pavimentos, sendo que os dois últimos vão abrigar o diferencial da obra, que é a hospedaria que acolherá os pacientes em cuidados paliativos. Segundo Zied Sabbagh, arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico da Unidade 2, o ambiente foi projetado com conforto e qualidade para atender pacientes e seus familiares. “A ideia é retirar as características de ambientes hospitalares, com espaços de convivência entre pacientes internados e também entre estes e seus familiares e amigos”, afirma o Zied.

O prédio terá capacidade para 42 leitos distribuídos em 20 apartamentos duplos e dois simples, todos com banheiros acessíveis. Haverá ainda espaços para atividades manuais e socialização, como sala de TV, sala de artesanato, varandas, além dos espaços de apoio como posto de enfermagem, além de sala de Apoio Psicológico e Terapia Ocupacional, sala de Voluntários, entre outras. Além disso, o Centro contará com uma praça à frente do prédio, que permitirá aos pacientes momentos de lazer e interação com a natureza.

Ampliação dos trabalhos

A ideia de construir um Centro específico, para atender os pacientes e familiares em cuidados paliativos, deve-se a vontade do Grupo em ampliar o trabalho já realizado no Hospital do Câncer, que há 10 anos conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e nutricionistas, além do apoio dos voluntários que auxiliam na assistência domiciliar aos pacientes que estão em cuidados paliativos.

Confira algumas imagens e vídeos que mostram a evolução da obra:

  • Grupo Luta Pela Vida

    Av. Floriano Peixoto, 3468
    Bairro Brasil - Uberlândia-MG
    0800-34-2062

  • Hospital do Câncer em Uberlândia

    Av. Amazonas, s/n - bloco 4A
    Campus Umuarama - UFU
    Fone: (34) 3291-6100