Histórico

A criação do Hospital do Câncer como hoje é conhecido tornou-se realidade por iniciativa da ONG Grupo Luta Pela Vida. Com o intuito de oferecer maior conforto aos pacientes com câncer, os membros do Grupo contaram com o apoio da população e de muitos parceiros e empresários para transformar o sonho em algo concreto. A história do Hospital do Câncer começou em 1998, quando a Universidade Federal de Uberlândia doou o terreno para a construção, anexo ao Hospital de Clínicas (HC).

Conheça um pouco mais dos momentos marcantes dessa história:

– No dia 8 de Abril de 2000 era inaugurado o primeiro piso do Hospital. O piso passou a abrigar os serviços de quimioterapia e radioterapia para tratamento ambulatorial, além das estruturas de apoio e administrativa.

– Em 2002, o Hospital passa a contar com o equipamento chamado de Acelerador Linear, aparelho que melhora a qualidade de atendimento da radioterapia.

– Em 2003 é inaugurada, no terceiro piso, a Brinquedoteca “Brincar é Viver”, área de entretenimento infantil, patrocinada pela empresa Refrigerantes do Triângulo – Guaraná Mineiro.

– Em 2004 é inaugurada a ala de internação pra adultos, localizada no segundo piso do Hospital, com recepção exclusiva, sala de espera, capela, posto de enfermagem, televisões e conforto para os acompanhantes. Hoje a ala conta com 24 leitos.

– Em 2007 foi finalizado o corredor de ligação com o Hospital de Clínicas.

– Em 2008 o Grupo Luta Pela Vida investiu cerca de R$ 1,2 milhões pra a ampliação a área de atendimentos no primeiro piso do Hospital do Câncer. Um amplo saguão principal foi instalado com espaços para mais uma capela e para a loja do Hospital.

– Em março de 2009 começou a funcionar o aparelho de radioterapia chamado HDR, auxiliando no tratamento do câncer de colo de útero. Em setembro do mesmo ano foi inaugurada a sala de macas climatizada. A obra foi feita com recursos de doações conseguidas pelo Grupo Luta Pela Vida.

– Em 2010, o Hospital do Câncer em Uberlândia comemorou dez anos de sua inauguração. Em novembro do mesmo ano, foi criada a 1º Caminhada Contra o Câncer, realizada no Parque do Sabiá.

– Em 2011, o Grupo Luta Pela Vida inaugurou uma sala exclusiva dentro do Hospital do Câncer. O espaço é destinado para a entrega e recebimento de doações feitas pela população. No mesmo ano, também foi realizada a reformulação e ampliação da Brinquedoteca “Brincar é Viver”.

– Em 2012, foi inaugurada a nova área destinada à residência médica, contando com oito consultórios, salas de aula e de espera. O espaço é utilizado por residentes em oncologia clínica, oncopediatria e também radioterapia.

– Em 2013, o Grupo Luta Pela Vida adquiriu um novo acelerador linear para o Hospital do Câncer, por meio de doações da população e de empresas da região. O investimento foi de cerca de três milhões de reais.

Para saber mais sobre a história do Hospital do Câncer, confira a nossa galeria de fotos

  • Grupo Luta Pela Vida

    Rua Ivaldo Alves do Nascimento, 645
    Bairro Aparecida - Uberlândia-MG
    0800-34-2062

  • Hospital do Câncer em Uberlândia

    Av. Amazonas, s/n - bloco 4A
    Campus Umuarama - UFU
    Fone: (34) 3291-6100