O que fazemos

No Hospital do Câncer em Uberlândia, são realizados os seguintes procedimentos médicos:

Oncologia Clínica

A oncologia clínica é uma especialidade médica responsável pelo tratamento dos diversos tipos de câncer. A oncologia é responsável pelo diagnóstico, tratamento curativo e, nos casos avançados, nos quais o câncer não é mais possível ser curado, tratamento paliativo que visa aumentar o tempo de vida e melhorar a qualidade de vida do paciente. Normalmente, os cânceres necessitam de mais de uma forma de tratamento oncológico, a área ajuda a tratar o câncer através das suas várias formas de tratamento: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia etc.

Quimioterapia

Quimioterapia é o uso de medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Ao contrário da radioterapia, que tem ação restrita à região em que é aplicada, a quimioterapia atua de forma sistêmica, isto é, alcança as células cancerígenas em qualquer região do corpo.

Radioterapia

A radioterapia é o uso das radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. De acordo com a American Society of Radiation Oncology (ASTRO), dois em cada três pacientes com câncer são tratados com radioterapia, isoladamente ou em combinação com outros métodos de terapêuticos, como cirurgia e quimioterapia.

Oncopediatria

A Oncopediatria se resume no tratamento do câncer para os pacientes infantojuvenis. A Oncologia Pediátrica conta com áreas de atendimento específico, assim como espaço de internação, enfermagem, serviços de nutrição e áreas sociais voltada à criança, com o objetivo de oferecer um tratamento integral ao público infantil.

Hematologia

É uma função dessa área, diagnosticar e tratar doenças do sangue e de órgãos hematopoéticos, onde se formam as células do sangue. São estes especialistas que cuidam de pacientes com leucemia, linfoma, mieloma múltiplo e outras doenças malignas; assim como as benignas, como anemias adquiridas ou congênitas, púrpura e coagulopatias.

Internação

As unidades de internação são responsáveis por receber os pacientes que estão no processo de assistência clínica durante o tratamento. As  equipes de enfermagem são responsáveis pela área de internação, que são projetadas para dar conforto e segurança aos pacientes e seus acompanhantes. 

Cuidados Paliativos

Os cuidados paliativos se centram na qualidade e não na duração da vida. Oferecem assistência humana e compassiva para os pacientes que se encontram nas últimas fases de uma doença que não pode mais ser curada para que possam viver o mais confortavelmente possível e com a máxima qualidade. Os cuidados paliativos focam na pessoa e não na doença, tratando e controlando os sintomas, para que os últimos dias de vida sejam dignos e com qualidade, cercado de seus entes queridos.

Fontes: Instituto Oncoguia 

  • Grupo Luta Pela Vida

    0800-34-2062
    site@hospitaldocancer.org.br

  • Hospital do Câncer em Uberlândia

    Av. Amazonas, 1996
    Bairro Umuarama
    (34) 3291-6100