Hospital do Câncer em Uberlândia recebeu mais de 4 mil novos casos de câncer em 2018

Compartilhe:

Com o aumento gradativo do número de casos, o Grupo Luta Pela Vida tem investido em obras de expansão para melhorar ainda mais o atendimento

Enfrentar a luta contra o câncer não é uma batalha fácil, o paciente e a família passam a trilhar uma caminhada longa para tratar a doença. Nessa caminhada contar com um hospital com equipe clínica e equipamentos de qualidade é essencial e é exatamente essa filosofia que o Hospital do Câncer em Uberlândia trabalha para atender seus pacientes.

            Com 18 anos de história, o Hospital do Câncer em Uberlândia é um centro oncológico de referência no interior de Minas Gerais, que atende gratuitamente cerca de 8.500 pacientes vindos de Uberlândia e mais de 80 cidades da região. Para manter e ampliar toda essa estrutura de atendimento, o Hospital do Câncer conta com o Grupo Luta Pela Vida, ONG responsável pela construção, manutenção e ampliação da instituição de saúde. É por meio da captação de recursos junto à sociedade e empresas que o Grupo Luta Pela Vida consegue fazer investimentos e aquisição de novos equipamentos para melhorar o atendimento. “A essência do Grupo Luta Pela Vida é trabalhar para que o paciente com câncer tenha o melhor tratamento. Com a ajuda da sociedade, desde a criação do Hospital do Câncer, conseguimos construir o Hospital e ao longo dos anos trouxemos equipamentos e ampliações na busca por oferecer um tratamento de ponta e gratuito”, diz Renato Pereira, presidente do Grupo.

O aumento nos casos de câncer na região

            Seguindo a tendência mundial, os casos de câncer também vêm crescendo a cada vez mais no Hospital do Câncer em Uberlândia. Somente em 2018 foram recebidos 4.000 novos casos da doença, um aumento corresponde a cerca de 14% em relação à 2017. Os principais tipos de tumores também seguem as tendências nacionais de mais ocorrência, como câncer de mama e próstata.

            Mesmo com o aumento do número de casos, o Hospital busca oferecer um atendimento de ponta e de alta qualidade, com infraestrutura e equipamentos modernos. O Grupo trabalha na captação de recursos para manter toda essa estrutura e ampliá-la diante do aumento de casos. “O câncer é uma doença que apresenta grandes desafios, por isso precisamos trabalhar pensando no futuro, pois a demanda por tratamento é cada dia maior e os custos de manutenção e ampliação são altos. Para continuar e melhorar o nosso atendimento, contamos sempre com doações da sociedade, pois é por meio delas que é possível concretizar todos os avanços e melhorias que já realizamos no Hospital”, afirma Renato.

Desafios 2019

Com as doações da sociedade, importantes etapas de ampliação foram vencidas em 2018, como a finalização da construção física do Centro Cirúrgico, Centro de Transplante de Medula Óssea, no atual prédio do Hospital, e também do Centro de Cuidados Paliativos, na Unidade 2. Mas os desafios não param e agora é preciso buscar recursos para equipar e mobiliar essas obras, para que comecem a funcionar e que os pacientes usufruam dos benefícios e avanços que cada uma delas proporcionará.  Além disso, em 2019, outras obras de ampliação vão continuar, como as ampliações dos setores de quimioterapia e radioterapia, diante da necessidade do aumento da estrutura para atender a demanda decorrente do expressivo número de aumento de casos dos últimos anos.

Como todo o trabalho do Grupo Luta Pela Vida é realizado por meio de doações, serão realizadas campanhas de arrecadação ao longo do ano para que essas importantes entregas sejam alcançadas. Como os desafios são grandes, a ONG irá trabalhar os desafios por etapa dando focos conforme as prioridades para garantir o melhor tratamento aos pacientes.

Nesse sentido, os esforços de busca de recursos para o primeiro semestre de 2019 serão voltados para equipar e mobiliar o Centro Cirúrgico, e dar continuidade nas obras de ampliação dos setores de quimioterapia e radioterapia. O Centro Cirúrgico ocupará um uma área de 2087,42 m², com cinco salas cirúrgicas, sete leitos de UTI, com equipamentos de última geração para tratamento minimamente invasivo. Quando estiver em pleno funcionamento, a previsão é que sejam feitas cerca de 3 mil cirurgias por ano, trazendo mais agilidade e qualidade para o tratamento dos pacientes.

Para Renato Pereira, presidente do Grupo, os desafios são grandes e também necessários, mas acredita que mais uma vez a sociedade apoiará as obras de expansão que vão proporcionar ao Hospital uma estrutura ainda mais completa. “Sabemos que os desafios são grandes, mas necessários para continuarmos oferecendo um tratamento de qualidade para os nossos pacientes. Acreditamos mais uma vez na solidariedade da população, pois é somente com o seu apoio que conseguiremos trazer essas e outras melhorias para o Hospital do Câncer.”, afirma.

Formas de Ajudar

            O Grupo Luta Pela Vida conta com várias formas de doação para que todos possam encontrar a melhor forma de contribuir na luta contra o câncer. As doações podem ser feitas por meio do 0800 34 2062 e o doador pode escolher o meio de pagamento, como boleto bancário, débito automático, cartão de crédito e débito em conta da Algar Telecom. É possível ainda optar também pelo recebimento com mensageiro, que busca a doação no local que o doador deseje. Também é possível fazer a doação online, pelo site do Hospital (www.hospitaldocancer.org.br). Já as empresas podem ajudar o Hospital do Câncer por meio do Programa Empresa Amiga da Cura, que possui cinco categorias de contribuição com benefícios para a empresa socialmente responsável.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *