Campanha do Dia Mundial Contra o Câncer destaca atitudes de prevenção na luta contra a doença

Compartilhe:

dia mundial contra o cancer 4 de fevereiro_nMais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Deste total, cerca de oito milhões morrem em decorrência da doença. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que 580 mil novos casos serão diagnosticados somente em 2015. A progressão dos números ao longo dos anos também é preocupante. Se atitudes não forem tomadas para frear os casos de câncer, estima-se que haverá 26 milhões de novos casos da doença e 17 milhões de mortes em 2030.

Na tentativa de reverter este quadro, a campanha deste ano do Dia Mundial Contra o Câncer (World Cancer Day), celebrado em 4 de fevereiro pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), traz o tema “Está ao nosso alcance”. A ideia é destacar que soluções de tratamento e prevenção do câncer estão ao alcance da população e que elas podem ser eficazes no combate à doença. A data também é vista como uma oportunidade para disseminar informação e estimular o debate nos meios de comunicação de todo o mundo.

A campanha que é divulgada em todo mundo quer mostrar com  o combate ao câncer também está ao nosso alcance (Foto: Reprodução/ World Cancer Day)
A campanha, que é divulgada em todo mundo, quer mostrar com o combate ao câncer também está ao nosso alcance (Foto: Reprodução/ World Cancer Day)

Para divulgar essas ações proativas diante do câncer várias instituições importantes de todo o mundo, dedicadas à causa oncológica, participam da campanha Liderada pela União Internacional de Controle do Câncer. No Brasil, o INCA e o Ministério da Saúde apoiam a iniciativa e destacam a mobilização de comunidades e governos para o combate da doença. A campanha está estruturada em quatro principais eixos, baseados na Declaração Mundial de Câncer:

1 – Escolhas saudáveis
Reduzir os fatores de risco sociais e ambientais para o câncer e capacitar as pessoas a fazer escolhas saudáveis.

2 – Detecção precoce
Garantir a oferta e o acesso a programas de detecção precoce de câncer.

3 – Tratamento para todos
Garantir o direito de todos ao acesso do tratamento de câncer eficaz e de qualidade, com serviços em condições de igualdade, independentemente do local de moradia e dificuldades econômicas.

4- Aumentar a qualidade de vida
Compreender e responder a todo o impacto da doença no bem estar emocional, mental e físico de modo a melhorar a qualidade de vida de pacientes, familiares e cuidadores.

Para quem desejar apoiar ainda mais a causa e ajudar na disseminação das informações, é possível acessar o site da campanha e compartilhar os conteúdos nas mídias sociais utilizando a hashtag mundial #WorldCancerDay.

Fontes: INCA e Fundação do Câncer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *