10 de Outubro, Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Compartilhe:

O termo Cuidados Paliativos é derivado da palavra paliar, que significa aliviar, atenuar e proteger. De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos, a ANCP, paliar alguém é “uma forma de cuidado, tendo como objetivo amenizar a dor e o sofrimento, sejam eles de origem física, psicológica, social ou espiritual”. Hoje, dia 10 de outubro, assim como ocorre anualmente nos segundos sábados de outubro, é celebrado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos.  De acordo com a Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), o tema da comemoração deste ano é “Meu cuidado. Meu conforto”.

Ao contrário do que normalmente se pensa, os cuidados paliativos não se resume em dar conforto e dignidade aos pacientes que estão em fase terminal. Para além disso, estes cuidados “indicam que o diagnóstico é de uma doença crônica complexa, e que uma equipe, juntamente com os profissionais especialistas na enfermidade, irá cuidar de quem está doente e daqueles que o cercam”, ou seja, cuidados paliativos são um conjunto de técnicas médicas que buscam garantir e cuidar da sobrevida do paciente. 

No Hospital do Câncer em Uberlândia, no último ano, o setor de serviços sociais realizaram cerca de 889 atendimentos individuais aos pacientes em cuidados paliativos. Além do setor, a equipe de Cuidados Paliativos é composta por enfermeiros e médicos especializados na especialidade. Devido a grande demanda de pacientes que estão nesta fase do tratamento, o Centro de Cuidados Paliativos, localizado na Unidade 2 do Hospital do Câncer em Uberlândia, está em processo de equipação e mobília para melhor atendê-los e oferecer todo o tratamento médico e dignidade que merecem. 

O Hospital do Câncer em Uberlândia reforça que o apoio aos Cuidados Paliativos e aos pacientes que estão nesta fase do tratamento oncológico deve ser de toda a sociedade. Que cada vez mais possamos reconhecer que a luta contra o câncer é uma luta conjunta. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *