Pacientes infantojuvenis do Hospital do Câncer em Uberlândia realizam expedição ao Rio Uberabinha

Compartilhe:

As fotos e pinturas feitas pelas crianças no passeio vão virar livro e exposição de arte

A tarde desta segunda-feira (10) foi bem diferente para alguns pacientes infantojuvenis do Hospital do Câncer em Uberlândia. Eles realizaram uma expedição pelas margens do Rio Uberabinha, no Clube Caça e Pesca. Durante o passeio, além de conhecer mais sobre o rio, eles aprenderam técnicas de fotografia, como usar uma câmera profissional e ainda pintar telas ao ar livre.

As atividades fazem parte do projeto Alegrarte, que recebe o incentivo do Guaraná Mineiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A intenção é que as crianças criem e desenvolvam a consciência ambiental e aprimorem suas expressões artísticas por meio das fotos e pinturas, atividades que são desenvolvidas nas oficinas do Apoio Pedagógico Artístico e Cultural do Grupo Luta Pela Vida que acontece no Hospital do Câncer.

Estão programadas mais duas visitas pelas margens do Rio Uberabinha, uma no dia 20, na Cachoeira do Sucupira, e 25, no Parque Linear. Após as visitas, a ideia é que diversos públicos possam conhecer arte dos pacientes infantojuvenis e de seus acompanhantes. “As expedições vão gerar dois produtos finais. Um é a edição de um livro de artes com as imagens feitas pelos pacientes, que terá uma tiragem de 500 unidades e distribuídas entre os participantes e nas escolas públicas de Uberlândia. A outra é uma exposição das imagens em alguns lugares da cidade. A previsão é de que o livro seja lançado e a exposição aconteça em novembro”, enfatiza Leonardo Almeida, coordenador do Apoio Pedagógico, Artístico e Cultural.

O Projeto Alegrarte

Além de promover as atividades às margens do Rio Uberabinha, o principal objetivo do Projeto Alegrarte, que recebe o incentivo do Guaraná Mineiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, é a manutenção do Espaço do Apoio Pedagógico, Artístico e Cultural. Além das oficinas de fotografia e pintura, são realizadas dentro do Hospital junto com os pacientes e acompanhantes oficinas de artesanato, materiais recicláveis, oficina cultural, dança circular e a manutenção da Brinquedoteca Brincar é Viver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *