Grupo luta pela Vida

Hospital do Câncer de Uberlândia

Um pouco de esperança e Raul Seixas na luta contra o câncer

29/10/2014

dona clarice hospital do cancer rostoQuimioterapia, muitas consultas médicas e… Raul Seixas. Esses são alguns dos principiais companheiros de Clarice Ferraz, de 54 anos, que há dois anos luta contra o câncer de mama.

A salgadeira conta que descobriu a doença ao fazer exames e detectar alguns nódulos no seio: dois de dimensões maiores e um pequeno. A retirada dos dois nódulos maiores não trouxeram problemas, pois eram benignos, mas o menor deles traria o diagnóstico do câncer de mama. “Fiquei desesperada. Quando recebi a notícia, fiquei em choque, a gente acha que vai morrer”, conta Clarice.

A primeira fase do tratamento, a quimioterapia, foi para Clarice uma das etapas mais difíceis, devido aos efeitos colaterais. “Passava muito mal. Não conseguia comer direito, emagreci 12 kg”. Após as sessões de quimioterapia, era chegada a hora da cirurgia para retirada da mama (mastectomia). “Depois da cirurgia, eu chorei umas duas horas seguidas, me senti mutilada. Fiquei 10 dias sem me olhar no espelho. Foi difícil”, conta Clarice. A paciente afirma que somente aos poucos entendeu a importância da cirurgia e compreendeu melhor a situação que estava passando. “Tem gente que se preocupa demais com a estética. A beleza uma hora vai embora, e a doença se não cuidarmos, muitas vezes não vai. Então decidi cuidar mais da minha saúde”, relata. Para dar continuidade ao tratamento, Clarice está agora fazendo sessões de radioterapia.

dona clarice plano medio hospital do cancer

Apesar de se mostrar forte, segundo a paciente, sem a ajuda da família tudo teria sido mais difícil. Clarice conta que o apoio da filha, do genro e do irmão foram fundamentais para superar os momentos mais complicados do tratamento. Além da família, a paciente encontrou um outro incentivo para enfrentar a doença: ouvir Raul Seixas, mais especificamente a música ‘Tente Outra Vez’. “Eu ouço a música do Raul todos os dias, porque ela me ajuda lembrar que tenho que lutar, e se não der certo, tentar outra vez. A música não me deixa baqueada diante da doença”, afirma Clarice.

Para as mulheres que vão iniciar o tratamento, a paciente deixa um recado: “É importante confiar no tratamento, seguir certinho, ele dá resultado. A gente tem que tomar a iniciativa de se tratar e acreditar no tratamento”.

O próximo plano de Clarice quando estiver curada é realizar seu grande sonho, ver o mar pela primeira vez. A viagem já está sendo planejada e a paciente pretende viajar sozinha. “Quero aproveitar meu tempo e curtir minha vida”, afirma.

Fotos: Rodrigo Guimarães Neves

dona clarice cintura hospital do cancer

Infecções são foco do III Simpósio sobre o Câncer

22/10/2014

3 simposio sobre o cancer uberlandiaTumores induzidos por vírus e bactérias serão discutidos por especialistas durante o evento que acontece em Uberlândia

O Simpósio sobre o Câncer, realizado pela LAPAC (Liga de Apoio ao Paciente com Câncer), da Faculdade de Medicina da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), promove sua terceira edição focada na relação de vírus e bactérias indutoras de câncer. O tema será discutido por médicos profissionais da saúde, entre os dias 23 a 25 de outubro, no Anfiteatro 8C do campus Umuarama da UFU.

De acordo com o tutor da LAPAC e coordenador do evento, o professor e médico oncologista do Hospital do Câncer em Uberlândia, Rogério Araújo, promover o simpósio focado na relação de vírus bactérias indutores de câncer tem como objetivo discutir as causas e as possíveis prevenções para os tipos de câncer ocasionados ou agravados por esses agentes. “Cerca de um quinto das neoplasias são transmitidas ou intensificadas por meio de vírus e bactérias, portanto, podem ser prevenidas. O simpósio é um espaço importante para a discussão desse quadro, buscando sempre caminhos para a prevenção”, comenta. O médico oncologista destaca ainda que o evento é uma oportunidade para qualificação dos alunos da área da saúde sobre o tema.

O Simpósio será divido em três módulos, sendo cada um deles apresentados em um dia de evento, contando com palestras de médicos, estudantes e profissionais da saúde da UFU e do mercado. O módulo I tratará sobre papilomavirus humano, mais conhecido como HPV, expondo desde noções básicas do vírus até formas de tratamento dos tumores induzidos. No dia 24, o módulo II falará sobre EBV, HHVE, HTLV1 e também sobre o HIV, abordando inclusive o tratamento dos cânceres em pacientes com HIV positivo. Já o módulo III discutirá sobre os vírus das hepatites.

INSCRIÇÕES
O evento, que conta com o apoio do Grupo Luta Pela Vida, é aberto ao público e toda a comunidade acadêmica. As inscrições podem ser feitas até o dia 23, no saguão da biblioteca do campus Umuarama, das 11h30 às 13h30, com os alunos da LAPAC. É possível também realizar a inscrição antes da abertura do evento, das 17h às 18h, no anfiteatro 8C, também no campus Umuarama.

Para mais informações sobre o evento visite a Página no Facebook da Liga de Apoio ao Paciente com Câncer

3 simposio sobre o cancer uberlandia

programacao 3 simposio sobre o cancer

Voluntária oferece café da manhã especial para celebrar 12 anos de trabalho

21/10/2014

cafe silvia hospitalCompletar 12 anos de trabalho voluntário dedicado a pacientes com câncer não é algo que se vê todos os dias. Para celebrar essa marca, a voluntária Sílvia Cruz realizou, pelo terceiro ano consecutivo, um café da manhã especial com os pacientes e acompanhantes do Hospital do Câncer em Uberlândia. A festividade aconteceu na manhã desta segunda-feira (20).

Sílvia contou que se sente feliz em poder comemorar os aniversários de voluntariado junto com os pacientes e acompanhantes. “Faço o meu trabalho para eles, então nada melhor do que comemorar com eles, com festa e alegria”, completa a voluntária.

O café da manhã combinou sabores e música. A mesa, posta com toalhas quadriculadas e pequenos vasos de flores, remetia ao campo e piqueniques. No cardápio, vários tipos de bolos, desde o de cenoura, até o de fubá. Como se está em Minas Gerais, o pão de queijo ganhou lugar de destaque.

Já para o musical, a dupla sertaneja Muryell e Rafael e o cantor Sidney do Cerrado animaram os pacientes no saguão do Hospital. Ao som das sanfonas, o público dançou e se divertiu durante toda a manhã.

Fotos: Carolina Tomaz

mesa cafe da manha silvia voluntaria hospital do cancer

Silvia escolheu comemorar o 12º aniversário de voluntariado junto com os pacientes do Hospital

Silvia escolheu comemorar o 12º aniversário de voluntariado junto com os pacientes do Hospital

Silvia convidou os músicos Sidney do Cerrado e a dupla Muryell e Rafael para animar seu café da manhã

Silvia convidou os músicos Sidney do Cerrado e a dupla Muryell e Rafael para animar seu café da manhã

visao geral cafe silvia

O público se deliciou com bolos e, é claro, muito pão de queijo

O público se deliciou com bolos e, é claro, muito pão de queijo

visao geral cafe silva sendo servido

cafe silvia

muryell e rafael cafe silvia

Arrastapé: o forró contagiou o público que transformou o saguão em pista de dança

Arrastapé: o forró contagiou o público que transformou o saguão em pista de dança

silvia cafe com paciente

anjos da alegria cafe silvia

sidney do cerrado cafe silvia

sidney do cerrado e muryell e rafaela cafe silvia hospital do cancer

dança 2 cafe silvia

Prevenção do câncer de mama é destaque na 5ª Caminhada contra o Câncer

17/10/2014

publico caminhada contra o cancerNa manhã do último sábado (11), o Parque do Sabiá se pintou de rosa durante a 5ª Caminhada contra o Câncer. O evento, promovido pelo Grupo Luta Pela Vida, única ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, é uma iniciativa para chamar a atenção do público sobre a importância da prevenção do câncer, em especial o de mama.

O evento contou com cerca de mil pessoas que além de participarem da Caminhada, puderam aproveitar os serviços de saúde disponibilizados pelo Grupo Luta Pela Vida e os demais patrocinadores da Caminhada. O Hospital Santa Genoveva trouxe ao público a oportunidade de aferir a pressão e conferir a taxa de glicose no sangue. Já a Rádio Clínica ofereceu informações sobre a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama.

Focada no Outubro Rosa, a caminhada trouxe também outras ações de prevenção para as mulheres. A novidade foi a aplicação de um questionário de prevenção, desenvolvido pelo Núcleo de Prevenção e Pesquisa de Câncer (NUPPEC), do Grupo Luta Pela Vida-Hospital do Câncer, para rastrear os hábitos das mulheres e verificar quais delas apresentam comportamentos ou quadros de risco de desenvolver a doença. As 151 mulheres que participaram da pesquisa receberão devolutiva do questionário e encaminhamento, se necessário. Já para aquelas que apresentaram algum risco mais evidente de desenvolver a doença serão encaminhadas para a realização de mamografia e ultrassom da mama para verificação do quadro.

A jornalista Mônica Cunha foi a mestre de cerimônias e comandou as atrações do evento. Antes da Caminhada, o público se aqueceu com as educadoras físicas da academia Curves, que convidaram o público a praticar o Sh’Bam, modalidade de dança que mistura movimentos simples e rápidos, coreografados ao som de músicas animadas e ritmos pop e eletrônico.

De camiseta rosa, o público acordou mais cedo para se prevenir contra o câncer de mama (Foto: Henry Estilo)

De camiseta rosa, o público acordou mais cedo para se prevenir contra o câncer de mama (Foto: Henry Estilo)

Para repor as energias ao fim do exercício físico, uma mesa de frutas foi preparada. Além de participar da Caminhada, as mulheres que responderam ao questionário sobre o câncer de mama concorreram a brindes oferecidos pelos apoiadores do evento.

Para o presidente do Grupo Luta Pela Vida, Renato Alves Pereira, a Caminhada é um bom momento para chamar a atenção da população para a prevenção do câncer e mostrar a importância de uma vida saudável. “O grande desafio hoje é a prevenção do câncer. O mês de outubro nos dá a oportunidade dessa reflexão, de chamar a atenção da sociedade. Essa caminhada é o ponto alto para a prevenção do câncer de mama”, disse o presidente.

O público abraçou a causa do Outubro Rosa e caminhou para chamar a atenção para a prevenção do câncer  (Foto: Sabrina Tomaz)

O público abraçou a causa do Outubro Rosa e caminhou para chamar a atenção para a prevenção do câncer (Foto: Sabrina Tomaz)

A Radio Clinica realizou esclarecimentos sobre mamografia e o câncer de mama (Foto: Henry Estilo)

A Radio Clinica realizou esclarecimentos sobre mamografia e o câncer de mama (Foto: Henry Estilo)

Cerca de mil pessoas compareceram ao evento (Foto: Henry Estilo)

Cerca de mil pessoas compareceram ao evento (Foto: Henry Estilo)

Aquecimento: as educadoras físicas da academia Curves fizeram o público se movimentar antes da Caminhada (Foto: Henry Estilo)

Aquecimento: as educadoras físicas da academia Curves fizeram o público se movimentar antes da Caminhada (Foto: Henry Estilo)

Funcionários do Hospital Santa Genoveva conferiram como estava a pressão e a taxa de glicose dos participantes da Caminhada (Foto: Henry Estlio)

Funcionários do Hospital Santa Genoveva conferiram como estava a pressão e a taxa de glicose dos participantes da Caminhada (Foto: Henry Estlio)

Prevenção: como questionário sobre os hábitos de vida, as mulheres puderam ter mais uma forma de prevenção do câncer de mama (Foto: Henry Estilo)

Prevenção: como questionário sobre os hábitos de vida, as mulheres puderam ter mais uma forma de prevenção do câncer de mama (Foto: Henry Estilo)

afericao de pressao caminhada contra o cancer

A jornalista Mônica Cunha foi , pelo segundo ano consecutivo, a mestre de cerimônias da Caminhada (Henry Estilo)

A jornalista Mônica Cunha foi , pelo segundo ano consecutivo, a mestre de cerimônias da Caminhada (Henry Estilo)

publico aquecimento 5 caminhada contra o cancer

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado compareceu ao evento ao lado de representantes do Grupo Luta Pela Vida e do Hospital do Câncer (Foto: Henry Estilo)

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado compareceu ao evento ao lado de representantes do Grupo Luta Pela Vida e do Hospital do Câncer (Foto: Henry Estilo)

Prevenção desde pequeno: as crianças também apoiaram a Caminhada e se vestiram de rosa (Foto: Henry Estilo)

Prevenção desde pequeno: as crianças também apoiaram a Caminhada e se vestiram de rosa (Foto: Sabrina Tomaz)

largada caminhada

publico durante caminhada hospital do cancer

Inclusiva: todos apoiaram a causa e participaram da Caminhada (Foto: Sabrina Tomaz)

Inclusiva: todos apoiaram a causa e participaram da Caminhada (Foto: Sabrina Tomaz)

A criançada mostrou animação durante o evento  (Foto: Sabrina Tomaz)

A criançada mostrou animação durante o evento (Foto: Sabrina Tomaz)

monica com publico 5 caminhada contra o cancer

momentos caminhadacaminha costas 5 caminhada contra o cancer

Para repor as energias, uma mesa de frutas esperava os participantes ao final da Caminhada (Henry Estilo)

Para repor as energias, uma mesa de frutas esperava os participantes ao final da Caminhada (Henry Estilo)

mesa frutas caminhada

Festa do Dia das Crianças anima pacientes infantis do Hospital do Câncer

15/10/2014

criancas brincando festa dia das criancas hospital do cancerFesta, doces e brinquedos, qual criança não gosta? E para marcar o dia delas, nada melhor do que reunir tudo isso em um só lugar. Foi exatamente o que os voluntários do Grupo Luta Pela Vida fizeram para as crianças em tratamento no Hospital do Câncer em Uberlândia. Na última quinta-feira (09), o salão de festas Toca do Gambá foi o local escolhido para montar toda a festa.

Como toda boa festa infantil, uma decoração especial, inspirada a animação “Frozen”, um dos últimos sucessos do cinema. Muito chocolate, bolo e salgadinhos para acompanhar a alegria das crianças. Além da decoração, os pacientes e acompanhantes puderam aproveitar o espaço de lazer do salão de festas, brincando nos escorregadores, balanços e o pula-pula. Outra atração que chamou a atenção das crianças foram as fantasias de princesas e super-heróis da Toca do Gambá, que ajudaram a soltar a imaginação dos pequenos pacientes. Para completar a diversão, os palhaços do grupo Anjos da Alegria se uniram às crianças para fazer muita bagunça e aproveitar o momento de descontração fora do ambiente hospitalar.

A entrega dos presentes foi o ponto alto da festa. Em fila, os olhinhos dos pacientes e acompanhantes brilhavam para receber os presentes oferecidos por doadores e empresários de Uberlândia.

O Grupo Luta Pela Vida e o Hospital do Câncer agradecem a colaboração de todos os doadores e empresários que contribuíram para que toda a festa feita especialmente para os pacientes infantojuvenis pudesse ser realizada.

Fotos: Felipe Flores

festa dia das criancas hospital do cancer

Doces e muito chocolate enfeitaram a festa do Dia das Crianças

Doces e muito chocolate enfeitaram a festa do Dia das Crianças (Foto: Felipe Flores)

Cupcakes coloridos também faziam parte das guloseimas da festa (Foto: Felipe Flores)

Cupcakes coloridos também faziam parte das guloseimas da festa (Foto: Felipe Flores)

Os pacientes aproveitaram os brinquedos disponíveis no salão de festa para brincar o tempo todo (Foto: Felipe Flores)

Os pacientes aproveitaram os brinquedos disponíveis no salão de festa para brincar o tempo todo (Foto: Felipe Flores)

criancas brincando festa dia das criancas hospital do cancer

Os Voluntários do Grupo Luta Pela Vida participaram do evento, entrando nas brincadeiras (Foto: Felipe Flores)

Os Voluntários do Grupo Luta Pela Vida participaram do evento, entrando nas brincadeiras (Foto: Felipe Flores)

Os palhaços do grupo "Anjos da Alegria" marcaram presença e arrancaram risadas dos pacientes e acompanhantes (Foto: Felipe Flores)

Os palhaços do grupo “Anjos da Alegria” marcaram presença e arrancaram risadas dos pacientes e acompanhantes (Foto: Felipe Flores)

Presentes foram doados e oferecidos aos pequenos pacientes (Foto : Felipe Flores)

Presentes foram doados e oferecidos aos pequenos pacientes (Foto : Felipe Flores)

As crianças ficaram empolgadas em receber os presentes (Felipe Flores)

As crianças ficaram empolgadas em receber os presentes (Felipe Flores)

entrega presente dia dias criancas hospital do cancer

entrega presentes dia das criancas hospital do cancer

beijo entrega presente dia das criancas hospital do cancer

brincadeira voluntario dia das criancas hospital do cancer

tuiki familia dia das criancas hospital do cancer