Grupo luta pela Vida

Hospital do Câncer de Uberlândia

Arte de crianças se transforma em livro “Formas e Cores”

24/11/2014

criancas livro formas e cores hospital do cancer em uberlardiaCatálogo de pinturas feito pelos pacientes infantis e seus acompanhantes é fruto das Oficinas de Artes praticadas no Hospital do Câncer

Traços, rabiscos, cores, uma pitada de informação e para despertar o talento escondido dentro de cada aprendiz mirim, o exemplo do trabalho de grandes artistas inspiram e transformam telas brancas em imagens que remetem sentimentos. Esses foram alguns dos passos que pacientes infantojuvenis e seus acompanhantes tiveram para construir suas telas, que agora estão reunidas no livro “Formas e Cores”.

Em mais uma iniciativa do Grupo Luta Pela Vida, o livro reúne as pinturas feitas durante a oficina de pintura coordenada pela artista plástica e mestre em História, Maria Clara Ferraz. Ao longo de três anos, cerca de 150 crianças em tratamento no Hospital do Câncer abusaram do talento e entre um aprendizado e outro, telas foram pintadas, ora para presentear, ora para levar para casa. Com o intuito de divulgar esses trabalhos desenvolvidos pelos pequenos pacientes é que surgiu a ideia de criar o catálogo de artes. O objetivo de registrar as pinturas foi também para homenagear os pacientes, acompanhantes e as empresas Eletrosom, Guaraná Mineiro e Instituto Ronald McDonald, apoiadores do projeto.

O coordenador do Apoio Pedagógico Artístico e Cultural do Grupo Luta Pela Vida, Leonardo Almeida, conta que as aulas acontecem toda quarta-feira, antes das consultas dos pacientes. “É um estímulo que elas têm, afinal, pintar as distrai, as faz pensar em outras coisas, é uma terapia que se transforma em arte”, avalia. Segundo Leonardo, a ideia é a cada dois anos produzir outros exemplares. “As oficinas realizadas são muito importantes para os pacientes e acompanhantes da instituição e visam tornar a arte, a cultura e a educação acessíveis”.

pinceis crianca livro formas e cores hospital do cancer uberlandia

Para a professora de artes plásticas Maria Clara, que trabalha com as crianças há oito anos, é um prazer ensinar, falar de artistas consagrados e da história da arte no ateliê. Ela diz que oferecer esse tipo de trabalho artístico dentro de um Hospital é uma inovação, uma terapia, uma forma de extravasar sentimentos e emoções em traços particulares, seja por meio de rabiscos de temas livres ou inspirados por artistas de renome, como Picasso, Leonardo da Vinci, Van Gogh, Monet, Munch, entre outros. “Os trabalhos são feitos com cores e materiais dentro de uma licença poética bastante significativa, sempre explorando temas e ideias, e abrindo para uma integração lúdica inédita de criação”, disse a professora.

Para quem se interessou em adquirir o catálogo de artes, ele pode ser comprado pelo valor de R$ 70.00, pelo telefone 0800 34 2062.

Lançamento com oficina de pintura
O lançamento catálogo “Formas e Cores” aconteceu na manhã da última quinta-feira (20), no segundo piso do Center Shopping, próximo à área dos elevadores. Além de celebrar a reunião das obras feitas pelos pequenos pacientes e acompanhantes, o público que visitou o shopping pode participar de oficinas de pinturas, semelhantes às que são realizadas com os pacientes no Hospital do Câncer. O objetivo da ideia é que as pessoas também pudessem soltar a imaginação e praticar a pintura.

Fotos: Rodrigo Guimarães Neves

Pequenos artistas: reunir as obras feitas pelos pacientes infantis do Hospital do Câncer foi uma forma de celebrar e eternizar o trabalho artístico produzido por eles (Foto: Rodrigo Guimarães Neves)

Pequenos artistas: reunir as obras feitas pelos pacientes infantis do Hospital do Câncer foi uma forma de celebrar e eternizar o trabalho artístico produzido por eles (Foto: Rodrigo Guimarães Neves)

Membros da diretoria do Grupo Luta Pela Vida (Renato Alves, Clóvis Rosa, Fernando Ferreira, Maria Letícia de Sousa e Thaísa Galicioli) posaram orgulhosos do trabalho desenvolvido pela artista plástica Maria Clara Ferraz e pelo psicólogo Leonardo Almeida (Foto: Rodrigo Guimarães Neves)

Membros da diretoria do Grupo Luta Pela Vida (Renato Alves, Clóvis Rosa, Fernando Ferreira, Maria Letícia de Sousa e Thaísa Galicioli) posaram orgulhosos do trabalho desenvolvido pela artista plástica Maria Clara Ferraz e pelo psicólogo Leonardo Almeida (Foto: Rodrigo Guimarães Neves)

paciente infantil livro formas e cores hospital do cancer em uberlandia

maria giovana livro formas e cores hospital do cancer uberlandia

risada pacientes voluntarios livro formas e cores hospital cancer uberlandia

Os Anjos da Alegria se encantaram com as telas que fazem parte do livro (Foto: Rodrigo Guimarães Neves)

Os Anjos da Alegria se encantaram com as telas feitas que fazem parte do livro (Foto: Rodrigo Guimarães Neves)

close livro tintas formas e cores hospital do cancer uberlandia

Harmonia e diversão: durante as Oficinas as crianças pintam juntas (Rodrigo Guimarães Neves)

Harmonia e diversão: durante as Oficinas as crianças pintam juntas (Rodrigo Guimarães Neves)

paisagem paciente livro formas e cores

Grandes artistas, como Monet, são usados como referências para as pinturas do pequenos artistas (Foto: Rodrigo Guimarães Neves)

Grandes artistas, como Monet, são usados como referências para as pinturas do pequenos artistas (Foto: Rodrigo Guimarães Neves)

borboleta paciente livro formas e cores hospital do cancer uberlandia

ana clara pintura livro formas e cores hospital do cancer uberlandia

Pacientes infantis do Hospital do Câncer acompanham a chegada do Papai Noel

17/11/2014

papai noel trio eletrico acenoO mês de novembro ainda está começando, mas o Bom Velhinho já desembarcou na última quinta-feira (06) nas terras quentes do cerrado mineiro, mais especificamente em Uberlândia. Para acompanhar como é a chegada do Papai Noel, o Center Shopping convidou algumas crianças que estão em tratamento no Hospital do Câncer.

Os pacientes e acompanhantes embarcaram em um ônibus com estilo retrô, juntamente com outras crianças convidadas pelos patrocinadores da ação. Ansiosas por ver o Papai Noel, elas mal sabiam que o ônibus em que estavam seria a ‘escolta’ do bom velhinho, juntamente com mais quatro carretas da Coca-Cola. Já o Papai Noel desfilava acenos e sorrisos em um trio elétrico junto com suas ajudantes.

No trajeto da carreata, os principais pontos da cidade foram visitados, com a Avenida Floriano Peixoto, o centro da cidade, passando pela famosa Praça Clarimundo Carneiro, visitando o bairro Morada da Colina e, por fim, a Avenida Rondon Pacheco. Durante todo o passeio a população acenava e filmava o bom velhinho e o espírito de Natal já parecia contagiar a cidade. Nem mesmo o fato da passagem do Papai Noel causar lentidão no trânsito deixou os motoristas nervosos, afinal, o motivo era nobre.

Durante todo o trajeto, a alegria das pequenas pacientes Ana Vitória e Bruna Inácio era nítida: um encantamento nos olhos, rostinhos colados no vidro do ônibus para não perder nenhum ângulo do Papai Noel. O bom velhinho era presenteado com muitos beijos e acenos das pacientes. “Estou muito feliz por ver o Papai Noel”, disse Ana Vitória.

Além das pacientes e outras crianças que acompanhavam o Papai Noel, cerca de 5 mil pessoas aguardavam a chegada dele no estacionamento do Shopping. Para abrir a temporada de Natal, uma queima de fogos completou a chegada em grande estilo do bom velhinho. Para finalizar a noite, o público pode conferir a decoração de Natal do shopping, inspirada este ano na animação Monstros S.A.

Por Carolina Tomaz
Fotos: Carolina Tomaz

onibus chegada papai noel

criancas chegada papai noel

ana vitoria sobe onibus chegada papai noel

bruna e familia chegada papai noel

ana vitoria chegada papai noel shopping

bruna chegada papai noel

ana vitoria e mae chegada papai noel

crianca aceno do onibus papai noel

voluntaria e marcela criancas hospital

imagem papai noel

papai noel sorrindo

papai noel trio eletrico aceno

Solidariedade no Octógono: UFC doa 780 kg de alimentos ao Hospital do Câncer

10/11/2014

DOACAODEALIMENTOS UFC site hospital do cancerFãs do MMA doaram alimentos durante a pesagem oficial

Entre uma encarada e outra, a pesagem dos lutadores de MMA do UFC (Ultimate Fighting Championship®) em Uberlândia também foi marcada pela solidariedade.

O ingresso para que os fãs assistissem à pesagem oficial dos lutadores na última sexta-feira (07), no ginásio do Sabiazinho, foi a doação de 1 kg de alimento não perecível, que foram doados para o Hospital do Câncer e para o projeto “Mesa Brasil” do Sesc de Uberlândia. Os amantes das artes marciais mistas compareceram em peso para conferir as típicas encaradas dos lutadores, o que somou a doação de 1.300 kg de alimentos, sendo destinados ao Hospital do Câncer a quantidade de 780 kg.

A entrega das doações contou com a presença dos representantes de cada instituição, Rafael Tannus, pelo projeto Mesa Brasil, e Renato Pereira, presidente do Grupo Luta Pela Vida, ONG do Hospital do Câncer. A doação foi entregue pela diretora geral do UFC no Brasil Grace Tourinho. “Agradeço muito o apoio dos mineiros fãs do UFC que fizeram essas doações em troca dos ingressos da Pesagem. Isso só mostra o carinho de todos e o envolvimento da organização com causas sérias e importantes como o hospital do câncer e o projeto ‘mesa brasil’. É uma alegria enorme pra gente poder ajudar”, disse Grace Tourinho logo após a doação.

Para o presidente do Grupo Luta Pela Vida, Renato Pereira, a iniciativa do UFC foi importante e significativa. “Temos mais de seis mil pacientes em tratamento no Hospital do Câncer. Além do grande show que os fãs puderam assistir essa importante doação é mais um marco na cidade e na história do nosso Hospital”, concluiu Renato.

O Grupo Luta Pela Vida e o Hospital do Câncer agradecem a iniciativa do UFC, a solidariedade do público e o apoio da TV Integração, responsável pela escolha da instituição para o recebimento dos alimentos arrecadados.

Informações: UFC Brasil

Representantes do Hospital do Câncer em Uberlândia e do projeto Mesa Brasil compareceram para a entrega dos alimentos (Foto: Divulgação UFC Brasil)

Representantes do Hospital do Câncer em Uberlândia e do projeto Mesa Brasil compareceram para a entrega dos alimentos (Foto: Divulgação UFC Brasil)

Doação de peso: 1.300 kg de alimentos foram arrecadados (Foto: Divulgação UFC Brasil)

Doação de peso: 1.300 kg de alimentos foram arrecadados (Foto: Divulgação UFC Brasil)

Hospital do Câncer recebe doações de mais de mil litros de leite

06/11/2014

equipe evidence doacao leite 2Com frequência, o Hospital do Câncer recebe doações da população e de empresas de Uberlândia e região de itens de uso constante dos pacientes, como leite, água de coco, bebidas achocolatadas, Nutren, além de alimentos da cesta básica. Essas doações são também muito importantes, pois são usadas durante o tratamento e distribuídas para os pacientes mais carentes.

Esta semana, duas doações de grande porte foram entregues no Hospital do Câncer. Por meio de uma campanha interna feita com clientes, o salão Evidence Cabelo e Pele doou 1081litros de leite. Em apoio ao Outubro Rosa, a proprietária Quênia Rafael e a gerente comercial do salão, Ana Paula Santos, criaram a ação com o intuito de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. As clientes do salão eram convidadas a doarem 2 litros de leite longa vida e ainda ganhavam uma hidratação. Uma forma de ajudar os pacientes com câncer a ainda ficar mais bonita. “A campanha foi uma maneira de sensibilizar nossas clientes e colaboradores para a prevenção do câncer. Nós sabemos que a adesão de nossas clientes não foi somente pelo brinde da campanha, mas por acreditarem na importância do ato feito para os pacientes com câncer’, afirma Ana Paula.

Para a entrega, realizada nesta quarta-feira (04), as doações ocuparam nada mais nada menos do que quatro porta-malas cheios e 14 pessoas para ajudar a descarregar as caixas de leite. Compareceram para a entrega, além da gerente Ana Paula, clientes e representantes comerciais de marcas de cosméticos.

Presente de aniversário diferente

Para muitos aniversariantes, a data em que se fica mais velho é compensada pela festa e também por ganhar presentes. Entretanto, Divino Loureiro decidiu que seu aniversário de 70 anos poderia ser mais especial e solidário. Ao invés de pedir presentes para si mesmo, o aniversariante sugeriu aos convidados que doassem caixas de leite para serem repassadas para o Hospital do Câncer. Resultado: 64 caixas ou 768 litros de leite foram arrecadados, que foram entregues na última segunda-feira (03).

O Hospital do Câncer e o Grupo Luta Pela Vida agradecem as doações recebidas, pois elas colaboram para que o tratamento dos pacientes possa ser ainda melhor.

Fotos: Carolina Tomaz

Para entregar todos os 1081 litros de leite, foram necessários 4 porta malas cheios

Para entregar todos os 1081 litros de leite, foram necessários 4 porta malas cheios

Funcionários, clientes e fornecedores do salão Evidence Cabelo e Pele compareceram ao Hospital do Câncer para fazer a entrega das doações

Funcionários, clientes e fornecedores do salão Evidence Cabelo e Pele compareceram ao Hospital do Câncer para fazer a entrega das doações

Solidariedade: os 1081 litros de leite arrecadados serão utilizados no tratamento  e distribuídos para os pacientes carentes

Solidariedade: os 1081 litros de leite arrecadados serão utilizados no tratamento e distribuídos para os pacientes carentes

equipe evidence doacao leite 2

Crianças do Hospital do Câncer comemoram Festa de Halloween

05/11/2014

DSC05415Na manhã do dia 31 de outubro, a Brinquedoteca do Hospital do Câncer se transformou em um ambiente totalmente assustador. Tudo para que as crianças em tratamento pudessem celebrar o Halloween (festa do Dia das Bruxas, data tipicamente comemorada nos Estados Unidos).

Na decoração, cada detalhe foi pensando: aranhas, caveiras, abóboras, fantasmas e bruxas foram espalhadas por todo espaço da Brinquedoteca. Balões nas cores comumente usadas na festa, o preto, laranja e roxo também não faltaram nos enfeites da festa.

Além da decoração, as crianças, voluntários e funcionários se fantasiaram de bruxas e monstros para deixar a comemoração ainda mais característica. Uma das voluntárias realizou pinturas faciais nas crianças, com presas de vampiros e teias de aranhas. O acervo de fantasias da Brinquedoteca foi utilizado pelos pacientes, que adoraram se transformar nos personagens das histórias de terror.

O cardápio da Festa de Dia das Bruxas também foi assustador. Na mesa de doces, ratos, aranhas e morcegos disputavam espaço entre as caveiras e abóboras. O bolo reproduzia um ambiente de cemitério, com muitos fantasminhas. Além disso, as crianças também puderam decorar biscoitos com motivos que remetessem ao Halloween.

Depois de comerem e brincarem, as crianças foram desafiadas a participar de uma caça ao fantasma. Com ajuda de charadas e guiadas pela psicóloga infantil Jodi Hunt, elas passaram por espaços do Hospital que sempre frequentam por conta do tratamento, como a recepção e a sala de quimioterapia. A típica pergunta “Gostosuras ou travessuras?” era dita pelas crianças toda vez que chegavam a um local para buscar novas dicas. Os funcionários liam as charadas e presenteavam os pacientes com doces, como manda a tradição. O intuito da atividade era de aproveitar a temática do medo e trazer esse elemento para abordar sobre as inseguranças que as crianças podem vir a sentir durante o tratamento contra o câncer.

O que se viu durante todas as atividades, principalmente na caça ao fantasma, nada lembrava susto ou medo e sim, diversão, com muitas gargalhadas das próprias crianças, dos demais pacientes e funcionários de todo Hospital.

Fotos: Carolina Tomaz

criancas e voluntaria halloween

decoracao brinquedoteca halloween

crianca pintura halloween

biscoitos decorados

criancas biscoito decorado halloween hospital do cancer uberlandia

criancas decorando biscoito halloween

doces decoracao halloween hospital do cancer

bolo halloween

Cestinhas também com decoração de Halloween foram usadas para que as crianças guardassem os doces ganhados

Cestinhas também com decoração de Halloween foram usadas para que as crianças guardassem os doces ganhados

criancas halloween

fantasia crianca e voluntaria halloween

mesa halloween

criancas com medicos halloween

criancas no hospital halloween

medica e criancas halloween

dica recepcao halloween brinquedoteca

funcionario e crianca halloween

dicas halloween