Banco de Perucas

A paciente Severina de Souza, de 80 anos, redescobriu a beleza diante do espelho com sua nova peruca (Foto: José Neto)
A paciente Severina de Souza, de 80 anos, redescobriu a beleza diante do espelho com sua nova peruca (Foto: José Neto)

Enfrentar o tratamento do câncer muitas vezes não é fácil e um dos principais medos das mulheres no enfrentamento da doença é a perda dos cabelos. Para elevar a autoestima das pacientes e para que se sintam belas e seguras para lutar contra o câncer é que o Grupo Luta Pela Vida conta com um Banco de Perucas.

Todo o trabalho de confecção, limpeza, armazenamento e distribuição das perucas é feito pela equipe de voluntárias do Grupo Luta Pela Vida chamada A.M.E (Amizade, Motivação e Esporte).

Com as doações de cabelos feitas de todo Brasil e do mundo, as voluntárias fazem a triagem, higienização e o processo de costura dos fios até que eles se transformarem em lindas perucas de todos os tamanhos, estilos e cores para embelezar as mulheres que enfrentam a doença.

Todo o processo de confecção das Perucas é feito de forma voluntária, desde o recebimento das mechas de cabelo até o processo final de confecção das perucas. Elas estão disponíveis para empréstimo para todas as pacientes do Hospital que desejarem o serviço de forma totalmente gratuita. Para obter sua peruca a paciente deve se direcionar ao Salão de Beleza no Hospital do Câncer e, com ajuda e orientação das voluntárias, escolher o modelo de peruca que mais gostar e se adequar a ela. As voluntárias realizam também a escovação e manutenção das perucas do Banco e também dão orientações às pacientes de como cuidar bem de sua peruca.

Após o fim do tratamento, ou a paciente não necessitando mais da peruca, ela é devolvida para o Banco para continuar ajudando a melhorar a autoestima de outras mulheres.

  • Grupo Luta Pela Vida

    Rua Ivaldo Alves do Nascimento, 645
    Bairro Aparecida - Uberlândia-MG
    0800-34-2062

  • Hospital do Câncer em Uberlândia

    Av. Amazonas, s/n - bloco 4A
    Campus Umuarama - UFU
    Fone: (34) 3291-6100